Deputados querem votar aumento de pena para crimes cometidos durante períodos de calamidade
A Câmara pode votar nesta terça-feira, 25, projeto de lei que estipula penas dobradas para crimes contra a administração cometidos por servidores públicos durante períodos de calamidade pública. A proposição é uma resposta do parlamento aos sucessivos escândalos de corrupção em licitações e compras públicas de produtos e equipamentos relacionados ao enfrentamento da pandemia do...
A Câmara pode votar nesta terça-feira, 25, projeto de lei que estipula penas dobradas para crimes contra a administração cometidos por servidores públicos durante períodos de calamidade pública. A proposição é uma resposta do parlamento aos sucessivos escândalos de corrupção em licitações e compras públicas de produtos e equipamentos relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Parlamentares que assinam a proposta pressionam para que ela seja de fato avaliada hoje.
O texto, no entanto, não agrada totalmente o Palácio do Planalto. No início de agosto, em contatos com lideranças partidárias na Câmara, a articulação política do governo disse ser favorável à proposta, mas desejava que as penas fossem aumentadas pela metade e, não, dobradas, como indica o projeto de autoria da deputada Adriana Ventura, do Novo, e relatado por Greyce Elias, do Avante. Mais recentemente, em reunião de líderes, a liderança do governo desistiu de propor as mudanças e se declarou favorável ao texto sem nenhum ajuste.
Uma modificação vem sendo pleiteada por integrantes do Centrão: a inclusão de pessoas particulares no texto, aplicando-se a pena em dobro também para aqueles que não forem servidores e que cometerem crimes contra o erário. Já a oposição quer que o projeto não se refira a situações de calamidade pública de forma geral, mas especificamente a crimes cometidos em contextos de combate a pandemias e epidemias.
A matéria está na pauta da Câmara para a tarde desta terça-feira, mas é o último dos três itens que estão previstos. Na semana passada, a situação se repetiu e o texto acabou não sendo votado pelos deputados por causa do encerramento da sessão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Riso
2020-08-26 13:41:41Pândegos!
JAIRO
2020-08-25 22:19:58Aumentar pena para crime de corrupção nem pensar!!!!!
Antônia
2020-08-25 22:13:03Esse Congressos é uma vergonha! Não representa o povo! Que raiva!
Jorge
2020-08-25 17:08:16"Não agrada totalmente o Planalto"? Os cloroquinistas queriam deixar todos livres, imagina punir em dobro!
Rodolfo
2020-08-25 15:37:13As penas deveriam ser dobradas ou aumentadas para crimes de desvio de dinheiro público em qualquer situação. E um absurdo o desvio de dinheiro arrecadado do povo para bolsos alheios? Srs deputados, tenham vergonha na cara e ajudem a moralizar o Brasil.